quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Por Cléber Rodrigo Cordeiro.

Sempre fui um apaixonado pela diversidade da cultura brasileira, sempre gostei de sua música, de sua culinária, de seus sotaques e principalmente de sua fé.

Em relação a religiosidade , o que me chama a atenção é a fé do povo nordestino, que mesmo castigado a anos por uma política exploradora, também é vítima de terríveis secas. Esse povo mantém sempre viva a esperança de que dias melhores virão e através de suas novenas e promessas, aguardam o dia em que chuva deixe verde o seu sertão sem muitas cores. Em meio a tantas adversidades sua atitude é de fé, e uma certeza de que a paz em forma de chuva molhará com bênçãos a sua roça.

Vivemos em um mundo onde fica difícil saber se enfrentamos “uma época de mudanças, ou uma mudança de época”, estamos diante de uma total inversão de valores, onde as pessoas parecem perder a noção do que é certo e do que é errado.

Em tempos onde a paz parece estar tão distante, a mensagem sempre nova de Jesus, nos traz uma segurança e ao mesmo tempo nos lança um grande desafio.

Jesus nos assegura que serão felizes aqueles que promoverem a paz e também aqueles que forem perseguidos por causa da justiça. Parece contraditório, mas não é, e mais uma vez eu imagino aquele humilde nordestino que lançou a semente na terra esperando no futuro fazer uma boa colheita.

Digo tudo isso, pois estamos falando de um fruto chamado PAZ, e que brota de uma árvore chamada JUSTIÇA não é mesmo? E por que será que esse fruto está tão escasso no mercado atualmente?

É mais do que necessário para todos nós, que não sejamos apenas contra toda e qualquer forma de violência, mais que também possamos ser promotores da paz, e nesse assunto a melhor propaganda continua sendo o bom exemplo.

Quando pensamos em violência nos vem a mente os noticiários de TV, quase sempre sensacionalistas, as mortes provocadas pelo tráfico, os casos de polícia, porém esquecemos daquela violência que começa dentro das nossas famílias, muitas vezes provocada pela falta de diálogo, da violência que surge pelo individualismo moderno que nos impede de reconhecer no contato com o outro a riqueza de um novo aprendizado e da violência a que são submetidos milhares de brasileiros sem acesso à educação, a cultura e ao lazer.

Infelizmente é triste saber que poucos desfrutam da sombra oferecida pela árvore da Justiça, parece que ela apenas refresca alguns privilegiados enquanto a maioria sofre com o calor da hipocrisia.

Creio que o fruto da justiça não brotará se não for regado com amor, com tolerância, com sabedoria, com honestidade e principalmente com respeito. Muitos desanimam, pois acreditam que seus pequenos gestos não serão capazes de mudarem o mundo, no entanto novamente Jesus nos anima e mostra que o grão de mostarda, apesar de ser uma das menores sementes do mundo, dá origem à uma grande árvore onde os pássaros podem inclusive pousar.

Imaginem milhões de pequenas sementes de justiça sendo semeadas todos os dias, por todos os setores da sociedade, quantos frutos de paz poderíamos colher?

Para promover a paz não podemos ficar de braços cruzados, precisamos correr atrás, denunciar as injustiças, propor soluções e convencer mais com exemplos do que com palavras, ou seja, devemos semear!

Não se impressione com o tamanho da semente, ou mesmo com as condições do tempo, mantenha a posição de fé e confiança do sábio agricultor nordestino e não deixe de semear e ser sinal de esperança, afinal é do grão que se faz o fruto.

PORTAL COMUNISTA - publicação de Cléber Rodrigo Cordeiro. Sociólogo e Professor. famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: