sábado, 26 de setembro de 2009

PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Iluminura Medieval: Ecce Homo.

Filosofia patrística

A patrística resultou do esforço feito pelos dois apóstolos intelectuais (Paulo e João) e pelos primeiros padres da igreja para conciliar a nova religião – o cristianismo – com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, pois somente com tal conciliação seria possível convencer os pagãos da nova verdade e convertê-los a ela. A filosofia patrística liga-se, portanto à tarefa religiosa de evangelização.

A patrística foi obrigada a introduzir a idéia de criação do mundo a partir do nada, de pecado original do homem, de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, de juízo final e ressurreição dos mortos. Precisou também explicar como o mal pode existir no mundo, uma vez que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade.

Em resumo, o grande desafio da filosofia patrística era conciliar razão e fé. A esse respeito, havia três possibilidades principais:

  • Os que julgavam fé e razão irreconciliáveis e a fé superior à razão.
  • Os que julgavam fé e razão conciliáveis, mas subordinavam a razão à fé.
  • Os que julgavam razão e fé irreconciliáveis, mas afirmavam que cada uma delas tinha seu próprio campo de conhecimento e não deviam se misturar.

Filosofia medieval

Abrange pensadores europeus, árabes e judeus. É um período em que a igreja romana dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava Cruzadas à Terra Santa e criava, à volta das catedrais, as primeiras universidades ou escolas. E, a partir do século XII, por ter sido ensinada nas escolas, a filosofia medieval também é conhecida com o nome de escolástica.

Filosofia da Renascença

É marcada pela descoberta de obras de Platão desconhecidas na Idade Média e de novas obras de Aristóteles, que passam a ser lidas em grego e a receber novas traduções latinas, mais acuradas e fiéis. A época também se dedica à recuperação das obras dos grandes autores e artistas gregos e romanos e à imitação deles.

Filosofia moderna

Este período nasce procurando vencer um ambiente de pessimismo teórico, o ceticismo, a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior ao homem.

As guerras de religião, as descobertas de outros povos diferentes dos europeus, as disputas filosóficas e teóricas criaram um ambiente em que o sábio já não podia admitir que a razão humana é capaz de obter o conhecimento verdadeiro.

Filosofia da Ilustração

Neste período há um grande interesse pelas ciências que se relacionam com a idéia de transformação progressiva. Há igualmente grande interesse e preocupação com as artes, na medida em que elas são a expressão por excelência do grau de progresso da civilização.

Data também deste período o interesse pela compreensão das bases econômicas da vida social política, surgindo uma reflexão sobre a origem e a forma das riquezas das nações, com uma controvérsia sobre a importância maior ou menor da agricultura e do comércio, a qual se exprime em duas correntes do pensamento econômico.

Filosofia contemporânea

Este período, por ser o mais próximo de nós, parece ser o mais difícil de definir, pois as diferenças entre as várias filosofias ou posições filosóficas nos parecem muito grandes porque as estamos vendo surgir diante de nós.

Fonte: FILOSOFIA - CHAUI, Marilena.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Me ajudou bastante em um trabalho. Ótimo blog!