segunda-feira, 7 de março de 2011

A INFLAÇÃO E A VIDA DA POPULAÇÃO

Certamente, todos os dias nós escutamos a palavra inflação, seja ao conversarmos com os amigos, na escola, no trabalho, lemos no jornal, vemos pela televisão e especialmente sentimos o peso da inflação quando vamos ao supermercado, ou comprar qualquer produto que seja.

Vivendo sob um sistema capitalista e completamente alienador e competitivo, podemos dizer que a inflação é um termômetro do consumo atuando como um agente regulador.

Existem dois tipos de inflação, sendo os mais conhecidos e presentes em nosso dia-a-dia:

A inflação de mercado que está relacionada com a produção disponível e o excesso de demanda, geralmente ocorre quando a economia está aquecida, podendo ser combatida com uma politica econômica que freie o consumo, através do aumento dos juros, por exemplo.

Por outro lado, a inflação de oferta é caracterizada pelo aumento dos preços das mercadorias em razão da consequente elevação dos custos de produção, ocasionada pelo aumento dos salários dos trabalhadores e dos preços das matérias-primas, por exemplo.

Quando vamos ao supermercado e verificamos o aumento dos preços dos produtos, certamente é por conseqüência do aumento da inflação, já quando os preços estão estabilizados a inflação também está estabilizada, ou diminuiu sobre o valor de determinado produto.

Bem por isso, constatamos que a inflação está bastante presente na nossa vida cotidiana, portanto devemos compreender bem do que ela se trata e entender como ela influencia em nossa comunidade em âmbito familiar, mas também em toda a sociedade.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: