segunda-feira, 7 de março de 2011

SEGURANÇA: REALIDADE OU UTOPIA?

A segurança é um assunto muito discutido nos dias atuais, e se tornou um grande desafio para todos nós, especialmente para os habitantes dos centros urbanos.

Ao menos a falta de segurança, em especial, é um problema para a maior parte da população, podemos observar que estamos cada vez mais presos, confinados e alienados à uma realidade que por mais que pareça artificial, se torna a cada dia mais natural, pois uma vez que para termos garantia de segurança precisamos nos privar de uma serie de coisas, a primeira delas é a liberdade.

Na luta pela sobrevivência nesta selva de pedras, o cidadão honesto, que está na base da “cadeia alimentar” do “predatorismo humano”, acaba por perder o seu direito de ir e vir, somos condicionados, ao extremo, a ceder a doutrina capitalista a fim de nos colocarmos nas vitrines do mercado de trabalho, nos tornando só mais um produto, que como outro qualquer também tem o seu preço.

O conceito de segurança, ao longo dos anos, veio sofrendo uma radical inversão de valores, pois para a maioria de nós, estar seguro, na prática, é estar dentro de nossas casas, protegidos por muros altíssimos, adornados com cercas elétricas, arame farpado, sistemas de vigilância e alarmes, por outro lado, enquanto estamos em um verdadeiro presídio de segurança máxima, os verdadeiros bandidos caminham livremente pelas ruas, munidos das armas da impunidade e da injustiça.

Mais a fundo, devemos discutir a segunda face do efeito chamado [in]segurança, numa analise sociológica mais profunda e embasada nos ideais marxistas, podemos dizer que a falta de segurança, caracterizada pelos roubos, sequestros, assassinatos, chacinas e diversos outros crimes motivados, seja por vingança, ou até mesmo pelo consumo de drogas ilícitas são conseqüências de toda uma estrutura social segregadora, que estabelece diferenças gritantes entre ricos e pobres.

Logicamente, em uma sociedade extremamente heterogênea, a população marginalizada tende a se rebelar e a protestar de forma inconsciente, desordenada e violenta.

O principal objetivo desta discussão é chegar a uma conclusão positiva que nos ajude a sanar, ou amenizar a mazela social causada pela insegurança. Pois bem, seguindo a óptica socialista, podemos afirmar que a solução para o nosso problema seria a erradicação das absurdas desigualdades sociais que geram a marginalização de nossos irmãos e os submetem à condições de sobrevivência desumanas. Para tanto, sabemos que seria indispensável uma reforma politica em nosso país, acabando com vários privilégios e os salários exorbitantes dos parlamentares, bem como desarticular o solido esquema de concentração de renda no Brasil. Em outras palavras salário mínimo para os políticos.

Temos a consciência de que está não e uma tarefa fácil, muito pelo contrario, retirar esses monarcas de seus tronos hegemônicos será um trabalho árduo, porém somos mais de 190 milhões de bons e honestos cidadãos brasileiros, vamos usar esta tal de democracia ao nosso favor. A segurança não e uma utopia, e esta muito mais próxima do que imaginamos, para alcançá-la basta estarmos seguros do que queremos para nossa sociedade e para nós mesmos.

PORTAL COMUNISTA - publicação de WILLIAN DE SOUZA famousstudio_willian@yahoo.com.br

Nenhum comentário: